Thursday 7 March 2013

Uma excelente médica dentista! ~ An excellent dentist!

Inauguro uma nova tag no blogue: Pessoas AAA (ou pessoas triplo A) com uma entrevista à Dra. Joana Gomes, uma excelente médica dentista! Faz com que as crianças adorem ir ao dentista!
Kick off of a new tag: AAA People with an interview with Dr. Joana Gomes, an excellent dentist! Kids just love to go there!

(the interview in portuguese only, sorry)
1. Porquê médica dentista? 
Desde os 5 anos de idade que fiquei fascinada com a medicina dentária, depois de ter tido a minha primeira consulta. Tenho, ainda hoje, afixada na sala odontopediátrica onde trabalho, uma fotografia com a médica dentista que me costumava atender quando eu era criança. Penso que ela foi o ponto de partida para o desenrolar da minha carreira, hoje em dia mais vocacionada para as crianças. 
2. Onde estudou? Qual a área que mais a fascinou/a? 

Iniciei a minha formação académica como médica dentista generalista no Porto no ISCSN, e posteriormente pela Faculdade de Medicina Dentária do Porto. Efectuei mais tarde algumas pós graduações nas áreas de Dentisteria Estética, Endodontia, Oclusão e Odontopediatria. Durante três anos frequentei o curso de Ortodontia e Ortopedia Facial pelo International Institute of Medical and Dental Science. Esta última formação académica aproximou-me ainda mais da área que sempre mais me fascinou: o tratamento ortopédico facial em crianças.
3. Qual a sua maior surpresa positiva e a sua maior desilusão entre a estudante de medicina dentária e a realidade da prática da medicina dentária?

A transição de estudante de medicina dentária para o exercício autónomo da atividade feliz ou infelizmente não me trouxe nenhuma surpresa ou desilusão. Penso que, ao contrário de outros cursos, o curso de Medicina Dentária tem um contexto de atividade muito semelhante ao mundo laboral. Desde o 3º ano académico que os alunos iniciam a sua prática clínica junto dos doentes e é, muitas vezes, neste ano que os alunos poderão ter surpresas ou desilusões pois nem sempre o curso corresponde às expectativas de cada um.
4. A que se deve o jeito especial para as crianças? 
Honestamente, não sinto que tenha mais ou menos jeito para crianças... Simplesmente, gosto de crianças e penso que isso é meio caminho andado! Se bem que agora que penso, o facto de ter uma família grande e ser uma pessoa paciente, pode ter ajudado um bocadito!

5 .Qual a situação que a deixou mais orgulhosa, satisfeita?
É uma pergunta um pouco vasta... No campo profissional o facto de lidar diariamente com crianças proporciona-me frequentemente situações que me deixam orgulhosa e satisfeita... O reconhecimento do meu trabalho não por parte dos pais, mas por parte da criança é para mim motivo de orgulho. As crianças são o ser mais honesto e transparente que há. Se elas não gostarem de ti, dizem-te! Até hoje ainda não tive nenhuma que o fizesse e penso que, para já, isso é o que me deixa mais satisfeita... 
6. Como consegue relativizar os problemas graves dos seus pacientes? Já teve alguma situação grave com uma criança?
Penso que um dos meus maiores defeitos é ter dificuldade em "fechar a porta" quando saio do consultório. Por vezes sei que me deixo envolver em demasia nos problemas extra-consulta dos meus doentes. Contudo, também considero que isso é importante no estabelecimento de um elo de confiança entre médico-doente.
Ao atender várias crianças, de vários contextos sócio-económicos, deparo-me frequentemente com situações graves e complexas... Famílias amplas, com vários filhos, alguns muito pequenos, de 3, 4 anos de idade, em que nenhum dente da boca se aproveita são um dos exemplos de situações graves com que me deparo com alguma frequência  E depois o nosso Estado oferece um cheque dentista para estas crianças tratarem a boca quando o problema está no facto dos pais não terem dinheiro sequer para comprar uma escova de dentes... Nestas situações é difícil relativizar os problemas... 
7. Qual o seu sonho profissional?
Como médica dentista, penso que já o atingi. Trabalho maioritariamente com crianças, a exercer as áreas dentro da medicina dentária que mais gosto: a odontopediatria/ortodontia/ortopedia facial. No futuro tenho, dentro da medicina dentária, outro sonho que não posso para já divulgar pois está em fase de desenvolvimento...
8. Qual o seu Lado B? (hobbies, como passa os tempos livres)
O meu tempo livre é pouco pois sempre que não estou a trabalhar, arranjo que fazer! Resumidamente, divido o meu tempo livre entre a família e a escrita/estudo. Tenho alimentado o gosto pela escrita, escrevendo quinzenalmente desde 2008 no jornal Região de Águeda e desde 2011 no Diário de Aveiro sobre Saúde Oral. Por vezes faço algumas palestras sobre saúde oral em escolas o que também me tira algum do meu tempo livre. Como hobby pratico ballet clássico que é outra das minhas paixões e que ajuda muito as minhas costas no fim dos longos dias de trabalho como dentista!
9. E o seu sonho pessoal?
Continuar a ser feliz e fazer felizes as pessoas que me rodeiam. 
10. 5 coisas que adore
- viajar (adoro conhecer novas culturas)
- dança
- musica
- queijadas de tentugal e os nossos ovos moles! :) 
11. 5 coisas que deteste
- mentira/desonestidade
- hipocrisia
- inveja
- desarrumação
- falta de pontualidade 
12- Algo que gostasse de dizer e que não tenha sido perguntado.
Obrigada pela entrevista e pelo interesse demonstrado pela minha actividade
13. Nota final que queira deixar às mães/pais.
No decorrer da consulta com as crianças os pais podem ser os nossos maiores aliados ou os nossos piores inimigos! Não levem a mal se os profissionais de saúde pedirem para os pais se retirarem da consulta. Muitas vezes as crianças portam-se melhor sem a presença dos pais.
Aproveito ainda esta oportunidade para pedir aos pais que no dia-a-dia evitem usar a figura do dentista ou de outro profissional de saúde como forma de punição da criança. Evitem, por favor, frases como “porta-te bem senão levo-te ao médico para levares uma pica!”. Estas complicam-nos MUITO as consultas! 

Obrigada, Dra. Joana!

1 comment:

  1. 5* já fui atendido por ela e é muito atenciosa, e notasse que tem conhecimentos

    ReplyDelete

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...