Thursday 19 April 2012

Gosto de...ler ~ I like...to read

Boa notícia sugerida ao http://www.boasnoticias.pt/ 
Good news i sent to http://www.boasnoticias.pt/  original news in english here

Os comboios urbanos da Catalunha vão permitir que os passageiros tenham acesso aos primeiros capítulos de obras literárias, através de um link que permite o seu download. A iniciativa está inserida no Plano Nacional de Leitura do país, que pretende promover a literacia.
Os Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, que servem inúmeros estudantes e trabalhadores entre o centro e os subúrbios de Barcelona, serão, assim, o primeiro meio de transporte espanhol a apresentar códigos QR - os célebres códigos de barras que podem ser lidos pelos telemóveis modernos - que figuram em posters espalhados pelas carruagens e incorporam o link que permite o download das primeiras partes de vários livros reconhecidos.
No dia 13 de Abril o serviço de transportes reuniu com a editora Random House para serem colocados posters do projeto em dez estações pertencentes intermediárias do percurso entre Vallès Oriental e Baix Llobregat.
Cada um deles encoraja os cidadãos a juntarem-se ao "comboio da leitura" e, dentro das locomotivas, os posters interiores permitem o acesso ao primeiro capítulo de 40 livros diferentes.
De acordo com o diário El Periódico, os livros incluídos na lista são da autoria de grandes escritores da língua espanhola como Ildefonso Falcones, Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Marquez, mas também existe literatura traduzida, como obras de John Le Carré ou de Umberto Eco.
Os posters vão circular durante dois meses e está previsto que a iniciativa seja repetida três vezes por ano até 2016.
Antes da Espanha, também a Holanda já havia introduzido a iniciativa nos seus meios de transporte, mas através de uma aplicação para smartphone.
[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...