Thursday, 28 November 2013

Desenho e sons ~ Drawings and sounds

UMinho: Projeto português vence prémio nos EUA

UMinho: Projeto português vence prémio nos EUA
Uma investigação da Universidade do Minho foi premiada nos World Technology Awards, na categoria de Entretenimento, numa cerimónia que decorreu na passada sexta-feira, no Time Life Building, em Nova Iorque, nos EUA. 

Depois de, em Setembro, ser nomeado um dos grandes finalistas do concurso, o projeto português acabou mesmo por vencer numa das categorias dos World Technology Awards. Pelo nome 't-words', o mesmo consiste num 'interface educativo constituído por blocos físicos, onde as crianças podem desenhar.

Enquanto o fazem, a superfície emite sons, permitindo-lhes criar "pequenas narrativas visuais e sonoras". Pedro Branco, um dos investigadores envolvidos no projeto, o objetivo é ajudar a combater os problemas de literacia dos mais pequenos.

“Dada a ênfase do ‘t-words’ na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, explica em comunicado. 

O projeto foi desenvolvido por um grupo de quatro investigadores, que se encontra agora a estudar a viabilidade de produção industrial do protótipo.
Em 2012, o 't-words' tinha já conquistado o primeiro prémio da Internacional Conference of Advances in Computer Entertainment, que decorreu no Nepal.

Com a conquista nos World Technology Awards, o "t-words" torna-se no primeiro projeto português a ser distinguido na categoria de entretenimento desta competição internacional que todos os anos distingue as tecnologias mais inovadoras do século XXI.

O prémio eleva agora o 't-words' ao nível de instituições como a Sony Computer Entertainment, a Napster e a ECCO Design, vencedoras de edições anteriores. 

via here

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...