Saturday, 19 October 2013

Disney cria ecrã '3D' que permite sentir texturas ~ Disney develops algorithm for rendering 3D Tactile

In english here

Disney cria ecrã '3D' que permite sentir texturas
A Disney está a desenvolver um algoritmo que permite sentir texturas e objetos tridimensionais em ecrãs táteis. Um projeto do Instituto de Pesquisa da Disney, em S. Petersburgo, que pode revolucionar o mundo dos ecrãs.
“Por exemplo, ao deslizarem o dedo sobre um mapa topográfico, exibido num ecrã tátil, as pessoas podem sentir os relevos de montes e vales, apesar da superfície do ecrã ser lisa”, explica a empresa num comunicado oficial.
No fundo, a equipa de investigadores desenvolveu um modelo que simula as forças de fricção que o dedo humano sente quando desliza sobre um objeto com relevo. Este modelo foi depois incorporado num algoritmo que permite modelar essas forças, para que as sensações tatéis correspondam à amostra visual.


"O nosso cérebro perceciona uma superfície tridimensional a partir da informação que recebe do alongamento da pele do dedo que desliza sobre o ecrã”, explica Ivan Poupyrev, diretor do Instituto de Pesquisa da Disney, em S. Petersburgo, citado no comunicado oficial.

“Portanto, se criarmos uma sensação artificial de alongamento da pele, vamos iludir o cérebro, fazendo-o pensar que exite um relevo, físico e real, quando, na verdade, a superfície é completamente lisa”, conlclui.

De acordo com a empresa, esta é uma inovação importante, no domínio das experiências do utilizador, uma vez que o algoritmo vai poder ser usado por uma ampla variedade de objetos e texturas. Para os invisuais pode ser também uma grande avanço na utilização de ecrãs táteis.

"As interações táteis são hoje um padrão dos 'smartphones', 'tablets' e computadores. Desenvolvendo algoritmos capazes de converter o conteúdo visual em sensações táteis credíveis, temos potencial para enriquecer a experiência do utilizador e trazer novas aplicações para ecrãs táteis", afirma Poupyrev.

Ainda não há uma data prevista para entrada do produto no mercado mas a equipa do Instituto de Pesquisa da Disney, de S. Petersburgo já apresentou o projeto no 'ACM Symposium on User Interface Software and Technology', um fórum destinado a inovações tecnológicas, que está a decorrer na Escócia, entre 8 e 11 de Outubro.  

O Instituto de Pesquisa da Disney é uma rede de laboratórios que apoiam a Walt Disney Company. Procurar inovações científicas e tecnológicas que promovam e melhorem a companhia é o principal objetivo.

Clique AQUI para ver o comunicado oficial da Disney. 

via here

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...