Wednesday 31 October 2012

Imagina que era feriado... em Salvador, Brasil! ~ Imagine it was a holiday... in Salvador, Brazil!

 Obrigada ao Afonso...e a todos os leitores desse país fantástico, Brasil!
~
Thank u Afonso...and to all my readers from that amazing country, Brazil!





Monday 29 October 2012

Sunday 28 October 2012

Cérebro: Estímulos na infância favorecem formação ~ Books trim the brain


In english HERE

Além de promover uma maior autonomia intelectual, uma infância rodeada de livros e brinquedos educativos favorece a formação da estrutura do cérebro, revela um estudo norte-americano que se prolongou por quase 20 anos e cujos resultados foram divulgados na reunião anual da Sociedade para a Neurociência dos EUA.

A investigação liderada pela neurocientista Martha Farah, da Universidade da Pensilvânia, aponta para um “período sensível”, no início da vida, durante o qual o desenvolvimento do cérebro é fortemente influenciado por fatores ambientais. De acordo com este estudo, quanto maior for a estimulação mental das crianças até aos 4 anos, mais desenvolvidas serão as partes do cérebro que lidam com linguagem e ações cognitivas durante a sua adolescência.

Através de estudos com gémeos idênticos e não idênticos, a ciência já tinha provado que os genes desempenham um papel importante no desenvolvimento do córtex cerebral, a estrutura fina que suporta funções mentais superiores. Mas pouco se sabia sobre a forma como as experiências iniciais de vida influenciam o desenvolvimento do córtex.

Para investigar, a equipa da Universidade da Pensilvânia recrutou 64 meninos e meninas de estratos sociais mais baixos e acompanharam as crianças desde o nascimento até ao final da adolescência. Os investigadores visitaram, em sua casa, as crianças quando tinham 4 anos idade e, depois, aos 8 anos para avaliar o ambiente, registando dados como o número de livros e brinquedos educativos presentes em casa e o nível de apoio que recebiam dos pais.

Mais de 10 anos depois da segunda visita à casa dos participantes, que entretanto se tornaram adolescentes, os investigadores realizaram ressonâncias magnéticas para obter imagens detalhadas dos seus cérebros. Os resultados indicam que o nível de estimulação mental que uma criança recebe em casa com a idade de 4 anos determina a espessura de duas regiões do cérebro na adolescência tardia, sendo que uma maior estimulação torna o córtex mais fino.

A pesquisa mostrou que o ambiente de casa aos oito anos tem um menor impacto sobre o desenvolvimento dessas regiões cerebrais, enquanto outros fatores - como a inteligência da mãe e a qualidade da educação - não resultou em qualquer alteração morfológica do cérebro.

À medida que o cérebro se desenvolve produz mais sinapses, ou conexões neuronais, que são necessárias, explica. as ligações cerebrais que não são precisas são depois eliminadas num processo conhecido como  “poda sináptica” (synaptic pruning, em inglês) que é altamente dependente da experiência pessoal.

Os resultados sugerem que a estimulação mental no início da vida aumenta o grau em que ocorre a poda sináptica no lobo temporal lateral. A poda  reduz o volume de tecido do córtex. Isto faz o córtex mais fino, mas também torna o processamento da informação mais eficiente.

“Como em todos os estudos observacionais, não podemos realmente falar sobre a causalidade, mas parece provável que a estimulação cognitiva experimentada no início da vida levaram a alterações na espessura cortical”, disse a investigadora citada pelo jornal online ScienceNow.

Martha Farah acrescenta, no entanto, que a pesquisa ainda está em fase inicial e que mais trabalho é necessário para obter uma melhor compreensão de como exatamente a vida inicial e as experiências têm impacto na função cerebral.

Estudos anteriores já tinham provado que as experiências adversas, como a negligência infantil, abusos e pobreza podem impedir o crescimento do cérebro. a nova investigação confirma que a infância é um período de “extrema vulnerabilidade e que os pais podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades cognitivas, proporcionando um ambiente estimulante.
Via here

Thursday 25 October 2012

Jogo didático português vence prémio internacional ~ Bronze Web’Art Special Prize for a portuguese educational game


Jogar AQUI ~ Play it HERE (in english)

Winners 2012 HERE

Um jogo didático português inspirado na ocupação romana na região do Norte de Portugal venceu um prémio, em outubro, no International Audiovisual Festival on Museums and Heritage - FIAMP, que se realizou no Canadá.

Este jogo online foi criado pela empresa Sistemas do Futuro, em conjunto com Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa e recebeu o prémio "Bronze Web’Art Special Prize”, na categoria “Special Web'Art: online exhibit or program”, segundo uma fonte da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) referiu à Lusa.  

O jogo, com o nome de “Ludi Saeculares", que pode ser usado em escolas, museus e em ambientes domésticos, permite percorrer as vias romanas da região Norte do país, oferecendo uma experiência única ao seu utilizador que pode obter informações e encontrar artefactos relacionados com aquele período.

O nome do jogo é alusivo aos jogos romanos, que com o mesmo nome, se traduziam num conjunto de eventos, desde jogos, corridas, peças de teatro, cerimónias religiosas, que os romanos realizavam para pedirem proteção aos deuses.

Nas escavações efetuadas em Braga, onde os romanos se tinham instalado, foi encontrado uma ficha de jogo referente a estes jogos romanos, que vieram dar o nome ao jogo criado pela empresa portuguesa.

Para este concurso foram selecionadas 60 produções de empresas de 25 países e o júri internacional, que efetuou a escolha, era composto por sete especialistas em novas tecnologias e museus.

Este festival, que decorreu entre 9 e 12 de Outubro e promove a atividade museológica a nível mundial, teve como tema "O desenvolvimento de tecnologias e a emergência de novas profissões na museologia".

via here

Wednesday 24 October 2012

Festivais de outono ~ Fall festivals

Programa AQUI
Concertos com entrada gratuita ou a preços reduzidos.
~
Concerts at Aveiro.

Especialmente para o público infantil:
27 Outubro, sábado, 16h00
Teatro Aveirense
Manucure
João Grosso, ator
Coro Juvenil de Lisboa
Nuno Margarido Lopes, maestro
Espetáculo especial para público infantil com poemas maiores de Mário de Sá-Carneiro, para narrador e coro
Geral 5 €; Menores de 12 anos 3 €


Thursday 18 October 2012

Trabalhos de casa ~ Pupils homework

Hollande quer acabar com trabalhos de casa no ensino francês.
~
France's Hollande promises pupils no more homework.

In english HERE
AQUI

Monday 15 October 2012

Vozinha espirituosa ~ Witty little voice

Era uma vez um prato, mas antes do chão caíu no meu pé! Uiiiii doeu!
E eis que surge a vozinha espirituosa de sr. Tiago (4A):
- Deixa lá, mãe, mordidas de tubarão doem mais!
...
~
Once upon a dish... but before it hits the floor fell on my foot! That hurts!
And this witty little voice came in (Tiago, age 4):
- Never mind mom shark bites hurt more!

...

Saturday 13 October 2012

Desvendar a Química do dia-a-dia ~ Unveilling the Chemistry in every day life


AQUI
Sono, descafeinado, post-its, amor...

Estudei Química... aqui e aqui.
Website in english HERE.

Sleep, decaf, post-its, love...

I studied chemistry... here and here.

Thursday 11 October 2012

Aprovisionar lenha... ~ Stocking up the wood pile...

... para os próximos meses, o nosso inverno (suave) nesta ponta ocidental da Europa!

... for the next few months, our (mild) winter at Europe's western tip!





Wednesday 10 October 2012

BioRia promove workshop de cosmética natural ~ Workshop at BioRia


Check out BioRia's website in english HERE. About the natural ecosystem of the Ria de Aveiro.
~
Num momento em que toda a poupança é bem-vinda e em que os produtos naturais ganham cada vez mais adeptos, o projeto BioRia - iniciativa pioneira de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja - prepara-se para promover um workshop de cosmética natural que decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu.
O workshop vai realizar-se no próximo sábado, 13 de Outubro, entre as 15.00h e as 17.30h, e destina-se a ensinar aos participantes como elaborar e apliar cosméticos naturais básicos com recurso a ingredientes naturais. Durante duas horas e meia, os curiosos vão poder aprender mais sobre as vantagens dos cosméticos naturais e dos ingredientes e materiais necessários para a sua elaboração.
Durante o workshop vai ainda ser feita a demonstração de algumas receitas para a elaboração, em casa, de loções de limpeza, esfoliantes de corpo e rosto, máscaras para o rosto e as mãos e máscaras capilares, sendo todos os materiais disponibilizados na formação. 
O valor da inscrição é de 20 euros, sendo o workshop aberto ao público em geral com idade superior a 15 anos. As inscrições e/ou os pedidos de informações deverão ser feitos através dos e-mails visitabioria@cm-estarreja.pt ou irene.c.morais@gmail.com ou por meio do número de telefone 918 265 974.

Clique AQUI para saber mais sobre este workshop. 
via here

Tuesday 9 October 2012

Gosto de.... Erasmus ~ I like.... Erasmus

O meu foi há 22 anos por estas paragens!
Fui Erasmus durante um ano....depois tornei-me estudante da Universidade de Strathclyde  a ao final do curso (química).
Testemunho de estudantes espanhóis AQUI (em espanhol)
~
Mine was 22 years ago here!
I was Erasmus for one year... became then a student at the University of Strathclyde for the rest of my degree (in chemistry).
Spanish students share their experiences HERE (in spanish)


imagem google

imagem google

imagem google


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...