Sunday 29 April 2012

Saturday 28 April 2012

Peluche inovador dá apoio a crianças com diabetes ~ Robotic teddy bear helps diabetic kids to manage their condition

Fotos © Jerry The Bear - Clique no link abaixo para ver um vídeo sobre o ursinho Jerry e o seu funcionamento (em inglês)
Para as crianças com diabetes, a rotina das injeções de insulina repetidas várias vezes ao dia pode tornar-se penosa. Com o objetivo de a transformar numa tarefa menos difícil, um grupo de engenheiros norte-americanos criou um urso de peluche interativo para ajudar os mais pequenos a lidar com a doença e para lhes mostrar que não são os únicos nessa situação.
O ursinho, batizado Jerry, foi criado por alunos da Northwestern University's McCormick School of Engineering, nos EUA. Tal como as crianças a quem se destina, sofre de diabetes e precisa de cuidados que deverão ser administrados pelo seu dono e que vão desde a monitorização dos níveis de glicose à própria administração de insulina.
Aaron Horowitz, um dos criadores do brinquedo, explicou, citado pelos meios de comunicação internacionais, que o objetivo é ajudar os pacientes jovens com diabetes tipo 1 durante a infância, uma fase especialmente sensível. "É assustador para uma criança. Num dia vão ao médico, no outro os pais têm de lhes dar injeções sete, oito vezes por dia", salientou Horowitz.

"Este é um brinquedo que passa pelas dificuldades pelas quais as crianças também estão a passar. Elas não podem ler brochuras médicas, aprendem com a prática", acrescentou, afirmando que toda a equipa acredita que Jerry pode ajudar os mais pequenos a ultrapassar os medos e ensiná-los a seguir todos os passos necessários para a manutenção da sua saúde.
Além de ter "pontos" assinalados para as injeções, onde as crianças podem simulá-las, o peluche tem também um sensor que deteta quando recebe insulina, dá sinais quando o nível de açúcar no sangue é baixo e é capaz de falar, avisando a criança de que não se sente bem.
Atualmente, Aaron Horowitz e Hannah Chung, outra das mentoras do brinquedo, encontram-se em Providence a trabalhar no aperfeiçoamento de Jerry, sendo que o peluche inovador deverá chegar aos mercados em 2013, embora o prazo possa variar.

À criação deste novo amigo para as crianças com diabetes prevê-se o desenvolvimento de outros brinquedos do género, destinados a jovens com problemas de saúde diversos, desde a asma à obesidade.
[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]

Friday 27 April 2012

Thursday 19 April 2012

Gosto de...ler ~ I like...to read

Boa notícia sugerida ao http://www.boasnoticias.pt/ 
Good news i sent to http://www.boasnoticias.pt/  original news in english here

Os comboios urbanos da Catalunha vão permitir que os passageiros tenham acesso aos primeiros capítulos de obras literárias, através de um link que permite o seu download. A iniciativa está inserida no Plano Nacional de Leitura do país, que pretende promover a literacia.
Os Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, que servem inúmeros estudantes e trabalhadores entre o centro e os subúrbios de Barcelona, serão, assim, o primeiro meio de transporte espanhol a apresentar códigos QR - os célebres códigos de barras que podem ser lidos pelos telemóveis modernos - que figuram em posters espalhados pelas carruagens e incorporam o link que permite o download das primeiras partes de vários livros reconhecidos.
No dia 13 de Abril o serviço de transportes reuniu com a editora Random House para serem colocados posters do projeto em dez estações pertencentes intermediárias do percurso entre Vallès Oriental e Baix Llobregat.
Cada um deles encoraja os cidadãos a juntarem-se ao "comboio da leitura" e, dentro das locomotivas, os posters interiores permitem o acesso ao primeiro capítulo de 40 livros diferentes.
De acordo com o diário El Periódico, os livros incluídos na lista são da autoria de grandes escritores da língua espanhola como Ildefonso Falcones, Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Marquez, mas também existe literatura traduzida, como obras de John Le Carré ou de Umberto Eco.
Os posters vão circular durante dois meses e está previsto que a iniciativa seja repetida três vezes por ano até 2016.
Antes da Espanha, também a Holanda já havia introduzido a iniciativa nos seus meios de transporte, mas através de uma aplicação para smartphone.
[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]

Saturday 14 April 2012

Abafa bule ~ Teapot cover




Feito pela minha mãe na minha máquina de costura...
Vou participar numa feirinha de rua no próximo de 29 de abril (sábado) na zona dos Arcos, em Aveiro.
Aceitamos encomendas noutras cores e padrões!
~
Sewed by my mum.
We have other colors and patterns.




Thursday 12 April 2012

Feira de Março ~ At the fun fair





A comer uma fartura! ~ This is a portuguese sweet fried dough covered with cinnamon and sugar.

Wednesday 11 April 2012

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...