Thursday 25 October 2012

Jogo didático português vence prémio internacional ~ Bronze Web’Art Special Prize for a portuguese educational game


Jogar AQUI ~ Play it HERE (in english)

Winners 2012 HERE

Um jogo didático português inspirado na ocupação romana na região do Norte de Portugal venceu um prémio, em outubro, no International Audiovisual Festival on Museums and Heritage - FIAMP, que se realizou no Canadá.

Este jogo online foi criado pela empresa Sistemas do Futuro, em conjunto com Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa e recebeu o prémio "Bronze Web’Art Special Prize”, na categoria “Special Web'Art: online exhibit or program”, segundo uma fonte da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) referiu à Lusa.  

O jogo, com o nome de “Ludi Saeculares", que pode ser usado em escolas, museus e em ambientes domésticos, permite percorrer as vias romanas da região Norte do país, oferecendo uma experiência única ao seu utilizador que pode obter informações e encontrar artefactos relacionados com aquele período.

O nome do jogo é alusivo aos jogos romanos, que com o mesmo nome, se traduziam num conjunto de eventos, desde jogos, corridas, peças de teatro, cerimónias religiosas, que os romanos realizavam para pedirem proteção aos deuses.

Nas escavações efetuadas em Braga, onde os romanos se tinham instalado, foi encontrado uma ficha de jogo referente a estes jogos romanos, que vieram dar o nome ao jogo criado pela empresa portuguesa.

Para este concurso foram selecionadas 60 produções de empresas de 25 países e o júri internacional, que efetuou a escolha, era composto por sete especialistas em novas tecnologias e museus.

Este festival, que decorreu entre 9 e 12 de Outubro e promove a atividade museológica a nível mundial, teve como tema "O desenvolvimento de tecnologias e a emergência de novas profissões na museologia".

via here

1 comment:

  1. O meu João Paulo, especialmente, é fã do museu D. Diogo e delira com tudo o que tem a ver com história e civilizações. Os romanos são a sua perdição. Vou mostrar-lhe isto, obrigada.
    bj
    Ana Paula

    ReplyDelete

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...