Tuesday, 26 June 2012

Euro2012: Espanha tece rasgados elogios a Portugal

Foto © AFP/GettyImages
Num momento em que portugueses e espanhóis se preparam para se defrontar, esta quarta-feira, lutando por um lugar na final do Euro 2012, o país vizinho não pára de tecer rasgados elogios à equipa das quinas. Cristiano Ronaldo é a principal estrela, mas os adversários não esquecem os restantes jogadores nacionais e aplaudem até o apoio dado à nossa seleção.
O primeiro a elogiar o futebol português foi, desde logo, o selecionador espanhol. Em declarações aos jornalistas, Vicente del Bosque reconheceu que "não há jogador igual a Cristiano Ronaldo". Porém, no entender do técnico, Portugal tem muito mais.
"[Há jogadores como Nani que] tem jogo de cabeça, outros, como Meireles, que se destacam nos remates de longa distância, têm os bons passes de Moutinho. Além disso, têm uma defesa muito forte e poderosa e dois laterais que se integram perfeitamente no jogo ofensivo", considerou Del Bosque.
Além disso, afirmou o selecionador, Portugal "não tem necessidade de jogar muito porque, no caso de um contra-ataque ou de uma bola larga, tem Cristiano Ronaldo. E é evidente que Ronaldo é singular", admitiu.
Pepe em destaque no jornal El País
A opinião positiva dos espanhóis em relação à seleção portuguesa e aos seus elementos é também partilhada pela imprensa do país vizinho. Um bom exemplo é um artigo publicado este domingo no El País que se dedica exclusivamente a Pepe, um "central implacável".
Ao longo da peça, Diego Torres, correspondente daquele jornal em Opalenica, salienta as qualidades do jogador, nascido no Brasil mas naturalizado português, que "tem potencial para se tornar o melhor defesa-central da história do Real Madrid".
O jornalista espanhol descreve Pepe como um central "determinado, atento e implacável" e sublinha o facto de, durante todos os jogos já realizados no Europeu, "não ter precisado de recorrer à violência para manter Portugal no torneio" e de ser o central da competição que menos faltas cometeu até ao momento.
"Promo" da RTP exibida em programa espanhol
Os "nuestros hermanos" parecem também encantados com o apoio generalizado dado pelos portugueses à seleção nacional. O programa televisivo especializado "Punto Pelota" exibiu recentemente um vídeo promocional elaborado pela RTP a propósito da passagem de Portugal às meias-finais.
A "promo" dá enfoque à "coragem", ao "talento", ao "querer" e à "ambição" dos jogadores portugueses e realça a cada vez maior proximidade do sonho de tornar Portugal campeão da Europa.
Durante a emissão do programa espanhol, os convidados mostraram-se impressionados com o vídeo que consideraram "muito bonito", com "muita alma" e "muita força" e que acreditam transmitir os verdadeiros sinais do "otimismo" sentido pelo povo em relação à próxima fase da prova.
Clique AQUI para aceder ao artigo sobre Pepe publicado no El País (em espanhol) e AQUI para ver o vídeo da a exibição da "promo" da RTP no decorrer daquele programa espanhol.

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]


No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...